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Threads ou X: qual rede social escolher para o seu marketing digital?

Logos do Threads e do X (antigo Twitter) em versão branca, sobre um fundo preto, com o seguinte texto na parte de cima: Vale a pena investir em marketing digital no Threads e no X?

As redes sociais são ferramentas poderosas para o marketing digital, pois permitem que as marcas se comuniquem com o seu público-alvo, gerem engajamento, aumentem a visibilidade e criem relacionamentos. Mas, com tantas opções disponíveis, como escolher a melhor rede social para o seu negócio?

Neste post, vamos falar sobre duas redes sociais que estão em evidência no momento: o Threads e o X. O Threads é uma nova rede social lançada em julho de 2023 pela Meta (empresa que controla também o Facebook, Instagram e WhatsApp), que se propõe a ser uma plataforma de conversas rápidas e efêmeras, similar ao antigo Twitter. Já o Twitter é uma das redes sociais mais populares do mundo, mas que recentemente passou por uma mudança de logo e nome para ‘X’, como parte de uma estratégia de reposicionamento.

Mas, afinal, qual dessas redes sociais é a melhor opção para o seu marketing digital? Será que vale a pena investir em alguma delas? Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma? 

É isso que vamos descobrir neste post. Acompanhe!

O que é o Threads?

O Threads é um aplicativo criado pela Meta para compartilhar momentos por meio de texto. Logo no início de seu repentino lançamento, a nova rede social teve um grande sucesso inicial, chegando aos 10 milhões de usuários, apenas nas primeiras sete horas. Esse número representa um crescimento sem precedentes, segundo o próprio Mark Zuckerberg. E o seu pico, apenas no sistema Android, foi de 50 milhões de usuários ativos. No entanto, houve uma queda muito acentuada de usuários ativos em apenas um mês, perdendo cerca de 80% deles, segundo pesquisa de uma empresa israelense de análise de tráfego, a Similarweb.

Desse modo, o Threads atualmente enfrenta desafios para consolidar sua posição no mercado e se destacar em relação ao X, que já possui uma base sólida de usuários há 17 anos. Entretanto, as mudanças realizadas no X têm levado muitos de seus usuários a abandonarem suas contas, e a previsão é que esse movimento de abandono aumente ainda mais, especialmente nos Estados Unidos, conforme aponta o relatório do Insider Intelligence.

Vantagens e desvantagens do Threads

A principal vantagem do Threads é a possibilidade de uma migração tranquila do público do Instagram, uma das redes mais populares com mais de 1 bilhão de usuários, para essa nova plataforma. Uma das principais desvantagens atuais é sua atual queda de usuários.

Entretanto, com uma perspectiva otimista, é possível considerar que o que falta para que essa nova rede social alcance proporções maiores seja exatamente a adesão das empresas e, é claro, investimentos em marketing digital. Quando as empresas começarem a utilizar a plataforma, por exemplo, lançando conteúdo exclusivo, envolvendo influenciadores e engajando o público em geral, existe um grande potencial de crescimento.

O que esperar do “novo” X?

O Twitter é uma das redes sociais mais antigas e consolidadas do mundo, tendo sido lançada em 2006 como uma plataforma de microblogging. Ele se destaca por sua dinâmica, atualidade e influência, permitindo que os usuários interajam com os posts através de curtidas, comentários e compartilhamentos. Além disso, é conhecido por ser uma fonte de informação em tempo real, possibilitando aos usuários acompanhar os tópicos mais discutidos do momento através dos trending topics.

Em julho deste ano, o Twitter anunciou uma mudança radical em sua marca: a troca de nome para ‘X’ e a alteração do logo para um ‘X’ preto e branco. Segundo a empresa, essa mudança faz parte de uma estratégia de reposicionamento da rede social, com o objetivo de ampliar seu público-alvo e se adaptar às novas tendências do mercado. 

Quais as principais vantagens e desvantagens do X?

Explorar o X traz uma série de vantagens e desafios para as empresas que optam pelo marketing digital. Por um lado, o X oferece oportunidades inovadoras de interação e monetização com os consumidores, aproveitando recursos como criptomoedas, inteligência artificial e métricas avançadas. No entanto, é importante estar preparado para possíveis obstáculos. 

Algumas pessoas podem resistir às mudanças introduzidas por Elon Musk, o que poderia levar a uma perda de público que era apegado à identidade anterior da rede. Por exemplo, segundo o periódico científico “Trends in Ecology and Evolution”, 47,5% dos usuários envolvidos em debates favoráveis ao meio ambiente simplesmente abandonaram a rede social. Portanto, se a sua empresa for eco-friendly e mais voltada a questões ambientais como parte da estratégia de marketing, talvez o X possa não ser uma boa alternativa.

Principais diferenças entre as duas redes sociais

Algumas diferenças entre o X e o Threads são:

  • Limite de caracteres – Plataforma X: 280 caracteres por tweet; Threads: até 500 caracteres por post.
  • Tipos de feed – Plataforma X: ordem cronológica ou algoritmo para relevância; Threads: feed único, mistura de conteúdo.
  • Acesso – Plataforma X: via navegador em qualquer dispositivo; Threads: exclusivamente como app para Android e iPhone.
  • Privacidade – O X oferece ajustes independentes; já o Threads é vinculado ao Instagram para escolhas de privacidade.
  • Carrossel de publicações – A rede Threads permite carrossel, deixando uma organização eficiente, com fotos lado a lado; já no X, quando o usuário posta mais de uma foto, elas aparecem de forma desordenada no feed. 

Threads ou X: qual é a melhor opção para o seu marketing digital? 

Neste cenário em que o X e o Threads passam por constantes transformações e competem pela conquista de espaço, é de extrema importância considerar o contexto do marketing digital e conceber estratégias verdadeiramente eficazes para cada plataforma. Além disso, é crucial evitar a alocação de recursos sem a garantia de resultados positivos.

Outro ponto a se considerar é que o Threads ainda não tem ferramentas de anúncios consolidadas, ao contrário do X, que, apesar das mudanças, oferece maiores possibilidades para anunciantes pagos. De forma que a publicidade na rede de Mark Zuckerberg deve focar em um conteúdo mais orgânico. 

Para as empresas que já tinham uma presença significativa no antigo Twitter, é recomendado ficar de olho nos insights das contas o tempo todo. Se notarem que os números estão caindo muito, pode ser uma boa ideia criar uma conta paralela no Threads. Ah, e não se esqueçam de divulgar bastante essa nova conta nas outras redes sociais e motivar os seguidores a seguirem você no Threads também.

E para as novas empresas que estão começando a explorar o mundo do marketing digital, o segredo é focar nas redes sociais já consolidadas, como Instagram, TikTok e até mesmo o bom e velho Facebook. E seja qual for a sua escolha, o mais importante é que a sua estratégia de marketing digital se encaixe no estilo dessas plataformas, que valoriza conversas por texto, compartilhamento de links, fotos e vídeos curtos.

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