fbpx

Threads: o que você precisa saber sobre as últimas atualizações


Logo do Threads à direita sobre fundo azul escuro com o título ao lado 'Últimas atualizações do Threads. Será que agora decola'

O Threads, aplicativo lançado pela Meta este ano, foi um fenômeno e em apenas cinco dias, chegou a 100 milhões de usuários, segundo o CEO da Meta, Mark Zuckerberg. Mas o sucesso não durou muito: no mês seguinte, o número de usuários caiu 70%, conforme apontou uma pesquisa da Sensor Tower, empresa de inteligência de mercado. 

Contudo, a Meta não se abalou e segue investindo em recursos que têm recuperado o interesse dos usuários, como o ‘Pra você no Threads’ e a versão on-line da rede, que pode ser acessada por computadores e outros dispositivos. 

Desvendando a função ‘Pra você no Threads’ 

A função ‘Para você no Threads’ é uma novidade do Instagram que visa integrar o seu feed com o Threads. Essa função mostra um carrossel de postagens do Threads que podem ser do seu interesse, baseado nos seus gostos e usuários que você segue e que possuem conta no microblog da Meta. 

O usuário pode acessar essas postagens clicando nelas, e assim abrir ou baixar o aplicativo Threads para ver o conteúdo completo. Essa é uma forte estratégia da Meta para trazer os amantes do Instagram para a nova plataforma.

Versão web do Threads 

A versão web do Threads foi desenvolvida para atender à demanda daqueles que preferem acessar a plataforma pelo computador, dispensando a necessidade de baixar o aplicativo para celular. Além disso, a versão web busca competir com o X, antigo Twitter, que já possui uma presença consolidada em navegadores. 

Além disso, a Meta espera atrair uma variedade de usuários avançados, como marcas, empresas, anunciantes e jornalistas, proporcionando uma experiência rápida e prática para criar e compartilhar conteúdo. No entanto, até o momento, não há informação sobre a inclusão de opções de anúncios no Threads, diferentemente de seu principal concorrente, o X.

Os algoritmos do Threads 

Um dos maiores problemas enfrentados pelos usuários do Threads hoje, além do baixo engajamento na plataforma, é a exibição de conteúdos que não são de seu interesse. Isso levou a atitudes como a da agente de desenvolvimento local, Amanda McCellon, da cidade de Oklahoma, nos EUA, que criou um post na rede com o seguinte pedido: “Dear Algorithm”. Escrevendo 10 tópicos de seu interesse e pessoas para seu feed.

Print de um post do Threads da usuária @laurengoode com um texto em inglês “Dear Algorithm” e uma lista de pedidos ao algoritmo da rede social.

Reprodução: “Dear Algorithm, Posts on Threads Do Not Work” Wired nov 17.2023

Infelizmente, o apelo de McCellon e de outros usuários nos EUA não teve sucesso. Isso porque, o microblog da Meta não permite pesquisas de interesse, adição de hashtags e não personaliza o feed com base nas postagens. 

Segundo resposta da própria Meta para a revista americana Wired, que publicou originalmente a situação desta usuária, informou que os algoritmos se baseiam exclusivamente na interação com contas e postagens que o usuário segue. Essas interações se estendem tanto ao Threads quanto ao Instagram, já que o Threads é uma extensão da API do Instagram.

Vale a pena apostar no Threads neste momento? 

Apesar das novidades, o Threads ainda tem algumas restrições para os usuários, e pode não ser a opção mais favorável para empresas neste momento de incerteza quanto ao público e engajamento. Além da impossibilidade de criar anúncios ou integrar os anúncios promovidos no Instagram e Facebook.  

Mas claro, ficar de olho nas atualizações é super importante! 

E você, tá a fim de dar uma chance ao Threads? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *